Quanta água você deve beber por dia?
7 de janeiro de 2020Incontinência Urinária
12 de fevereiro de 2020A osteoporose é uma condição que afeta os ossos deixando-os enfraquecidos. Podemos comparar o interior de um osso como se fosse um favo de mel, com pequenos espaços. Com a osteoporose, o tamanho desses espaços aumenta e o osso fica mais “fino”, perdendo densidade e força.
Infelizmente, não há sintomas na fase inicial, por isso, é chamada de doença silenciosa. A maioria das pessoas será diagnosticada com osteoporose somente após sofrerem alguma fratura. Depois, os sintomas são: dor crônica nas costas, pescoço e perda de estatura (porque as vértebras da coluna podem achatar ou fraturar).
Nos idosos, a queda e a fratura podem levar a outras complicações, como permanecer na cama por períodos mais longos, aumentando o risco de infecções, coágulos sanguíneos e até pneumonia.
Causas e fatores de risco
A osteoporose está diretamente ligada ao envelhecimento. Nas mulheres pode começar a se manifestar após a menopausa. Isso porque a mudança de níveis hormonais, principalmente o estrogênio, diminui a fixação do cálcio nos ossos. Nos homens, a doença pode se manifestar a partir dos 65-70 anos.
Outros fatores de risco são: predisposição genética; tabagismo (o cigarro impede e aumenta a destruição das células da formação do novo osso); ser caucasiano ou asiático; sedentarismo; baixo peso corporal; problemas hormonais; e o uso de alguns remédios (como os corticoides).
Densitometria Óssea
As mulheres com mais de 45 anos e os homens com mais de 65 que apresentam algum dos fatores de risco podem realizar o exame chamado Densitometria Óssea. Este exame mede a densidade mineral dos ossos, isto é, avalia a perda da massa óssea, confirmando ou não a osteoporose.
Tratamento
Não há cura para a osteoporose. Entretanto, o tratamento adequado contribui para proteger, fortalecer os ossos e assim evitar quedas e fraturas. E isso inclui uma dieta rica em cálcio e vitamina D, aliada a exercícios físicos.
O cálcio é encontrado no leite e derivados e também em vegetais verde-escuros. Tomar sol nos horários adequados é a melhor maneira de absorver a vitamina D. Os exercícios ajudam no ganho de massa óssea e muscular e melhoraram o equilíbrio e coordenação motora.
Fique atento!
O melhor tratamento é a prevenção! Não espere fraturar o osso para procurar um médico. Se você já sente alguns sintomas ou possui algum dos fatores de risco, converse com seu geriatra!